Calendário

Calendário 2025: Saiba quais são as principais datas e feriados para seu negócio

Veja como programar suas vendas e seu negócio para cada data!

Conhecer o calendário e os feriados em 2025 é muito importante para todo dono de negócio, pois pode trazer excelentes oportunidades para aumentar as vendas do negócio com ações estratégicas de marketing. 

Além disso, você poderá organizar os dias sem atividades da sua empresa, viagens pessoais com a família e definir suas metas de faturamento nos meses com mais feriados. 

Assim, saber quais serão os feriados em 2025 ajudará muito no planejamento e no crescimento do seu negócio. Comece já sua organização! 

Índice

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Quais serão os feriados em 2025?

Alguns feriados serão durante a semana e outros serão no final de semana. O importante é saber aproveitar cada um deles para estruturar suas campanhas. 

Confira a lista completa dos principais feriados em 2025! 

Feriado
Data
Dia da Semana
Ano Novo (Confraternização Universal)
1° de Janeiro
Quarta-Feira
Carnaval
3 de Março
Segunda-Feira
Carnaval
4 de Março
Terça-Feira
Paixão de Cristo
18 de Abril
Sexta-Feira
Páscoa
20 de Abril
Domingo
Tiradentes
21 de Abril
Segunda-Feira
Dia do Trabalho
1° de Maio
Quinta-Feira
Corpus Christi
19 de Junho
Quinta-Feira
Independência do Brasil
7 de Setembro
Domingo
Nossa Sra. Aparecida (Padroeira do Brasil)
12 de Outubro
Domingo
Finados
2 de Novembro
Domingo
Proclamação da República
15 de Novembro
Sábado
Natal
25 de Dezembro
Quinta-Feira

Ano Novo - 1º de janeiro

Este é o primeiro feriado do ano e é comemorado mundialmente. Dependendo do segmento em que esteja o seu negócio, pode ser uma excelente data para trazer muitos negócios.

Em geral, os negócios relacionados ao turismo e à gastronomia são muito favorecidos neste momento, então, é importante você já criar campanhas antecipando este feriado para gerar listas de esperas e pedidos para sua empresa.

Carnaval - 3 e 4 de Março

O carnaval também é um período que favorece bastante as empresas relacionadas ao turismo e à gastronomia. Aqui você poderá investir em produtos e serviços que tragam mais praticidade e conveniência para os clientes.

Também é importante já criar campanhas que antecipem os pedidos e gerem expectativas nos clientes. O segmento de bebidas é bastante lucrativo nesta época, aproveite as oportunidades.

Paixão de Cristo – 18 de Abril

A Paixão de Cristo, que é a Sexta-Feira Santa, será no dia 18 de Abril de 2025. Nessa data, os cristãos possuem o hábito de consumir mais opções vegetarianas e carnes brancas como o peixe, por exemplo.

Excelente oportunidade para você oferecer novas opções de produtos e refeições para seus clientes neste período.

Páscoa – 20 de Abril

A Páscoa é um dia muito lucrativo para vários segmentos de negócios, incluindo presentes, chocolates, refeições e brinquedos. Aproveite para criar oportunidades dentro do seu negócio, principalmente para as crianças.

Tiradentes – 21 de Abril

O feriado de Tiradentes acontecerá numa segunda-feira em 2025. Esta data é considerada uma celebração da Inconfidência Mineira, um marco para a trajetória de independência do Brasil. Pode ser uma oportunidade, principalmente para os negócios locais. 

Dia do Trabalho – 1 de Maio

Normalmente os negócios, principalmente o comércio, não abrem nesta data, mas pode ser uma oportunidade para antecipar as vendas para seu cliente.

Invista em anúncios e propagandas para gerar demanda antecipada e vender neste período.

Corpus Christi – 19 de Junho

Essa data representa a celebração do corpo e do sangue de Jesus Cristo, sendo um dos mais importantes feriados nacionais. 

É bastante comum que este feriado caia durante a semana, o que faz com que muitas empresas e escolas emendem mais dias, prolongando o feriado. Ótima oportunidade para quem deseja agregar serviços ou produtos para pessoas que estão viajando.

Independência do Brasil – 7 de Setembro

Este feriado comemora o momento em que o Brasil de tornou independente de Portugal e cairá no domingo em 2025. É possível criar campanhas de marketing temáticas e desenvolver produtos e serviços que estejam relacionados à esta data, aumentando as vendas, principalmente no comércio.

Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças) – 12 de Outubro

O Dia das Crianças é uma das datas mais lucrativas do comércio e pode ser uma grande oportunidade para diferentes segmentos, principalmente para o comércio.

Se você não tiver produtos e serviços voltados para as crianças, esta é uma possibilidade enorme para o próximo ano. Crie parcerias e traga novos negócios para sua empresa.

Finados – 2 de Novembro

Apesar de ser considerado um feriado marcado pela tristeza do luto, muitos negócios podem gerar oportunidades em torno desta data, oferecendo produtos e serviços que auxiliem as famílias neste momento delicado. Em 2025, este feriado cairá no domingo.

Proclamação da República – 15 de Novembro

A Proclamação da República aconteceu em 1889 e é um feriado muito importante para a história do Brasil, marcando o rompimento do império e o início da república presidencialista. Em 2025, este feriado estará caindo no final de semana, no sábado. 

Natal – 25 de Dezembro

Por fim, teremos o Natal, que é provavelmente o feriado mais lucrativo de todos para quem atua principalmente no comércio. Setores relacionados ao turismo, gastronomia são muito beneficiados por esta data também.

É muito importante que se crie um planejamento com antecedência para aproveitar ao máximo esta data tão importante. 

Outras datas comemorativas para o comércio em 2025

Além dos feriados nacionais, existem algumas datas comemorativas que também trazem oportunidades para os pequenos negócios.

Veja, abaixo, quais serão as principais datas para incluir no seu calendário e para criar oportunidades de novas vendas: 

Feriado
Data
Dia da Semana
Dia do Consumidor
15 de Março
Sábado
Dia das Mães
11 de Maio
Domingo
Dia dos Namorados
12 de Junho
Quinta-Feira
Dia dos Pais
10 de Agosto
Domingo
Dia do Cliente
15 de Setembro
Segunda-Feira
Black Friday
28 de Novembro
Sexta-Feira

Crie uma lista completa do seu calendário para 2025, incluindo os feriados principais e as datas mais aquecidas para o comércio.

Assim, você terá muitas oportunidades ao longo de todo o ano, aproveitamento praticamente todos os meses para criar algo diferente para o seu cliente e melhorar os seus resultados em 2025.  

Aproveite a sazonalidade para vender mais em 2025

Agora que você está com seu calendário em mãos com todas as principais datas comemorativas de 2025, vamos lhe mostrar algumas dicas para aproveitar a sazonalidade para vender mais e melhor:

Organização de funcionários:

A primeira dica importante é você saber com quais recursos deverá contar ao longo do ano e como organizar seu time para garantir que você esteja bastante preparado para atender as demandas do mercado ao longo do ano.

Planejamento de marketing:

O planejamento de marketing inclui o calendário de postagens, anúncios, campanhas externas, além de novas opções de produtos e serviços. Este planejamento é fundamental para que você pense sempre com antecedência em cada oportunidade ao longo do ano.

Criação de campanhas temáticas:

Desenvolva todo o seu material pensando em cada data comemorativa, adapte vitrines, embalagens, decorações, sites, redes sociais, tudo para garantir seu posicionamento.

Pense também nas ofertas exclusivas que você pode desenvolver tanto para o ambiente online quanto offline.

Descontos e promoções estratégicas:

Crie cupons, descontos, promoções para aumentar suas chances de vendas nos diferentes períodos, sempre criando uma estrutura de divulgação para crescer o seu alcance. 

Estoque adequado:

A demanda em datas comemorativas pode ser mais alta do que o normal, então, sempre verifique qual será sua necessidade de materiais em estoque para não perder oportunidades.

Gestão da entrega:

Por conta do aumento de demanda, pode também acontecer um pequeno gargalo em entregas, o que irá impactar na satisfação do seu cliente.

Organize seu time e, se necessário, traga pessoas temporariamente para sua empresa de forma a realizar entregas rápidas e confiáveis.

Faça parcerias estratégicas:

Muitas empresas possuem dificuldade em criar produtos e serviços para aproveitar a sazonalidade, porém, uma forma bastante interessante é fazer parcerias com empresas que já vendam produtos e podem ser divulgadas para sua base de clientes, trazendo ainda mais vendas.

Feedback de clientes:

Após cada data comemorativa, levante o feedback dos seus clientes para garantir que você tenha o melhor desempenho possível em suas campanhas e identifique os principais pontos de melhorias. 

Análise de dados:

Use ferramentas para medir os principais indicadores de cada ação de marketing e crie relatórios que possam trazer insights valiosos para os próximos planejamentos.

Aproveite todas essas dicas e construa um planejamento poderoso para aumentar suas vendas em 2025!

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